Mauricio de Sousa (1935) é um cartunista e empresário brasileiro. Criou a "Turma da Mônica", e vários outros personagens de história em quadrinhos.
Nasceu em Santa Isabel, São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935. Filho do Antônio Mauricio de Sousa e Petronilha Araújo de Sousa passou parte de sua infância em Mogi das Cruzes. Desde pequeno, sua brincadeira favorita era desenhar. Seu primeiro personagem foi o Capitão Picolé. Mais tarde, passou a ilustrar pôsteres e cartazes para os comerciantes da região. Em 1954, com 19 anos mudou-se para São Paulo e se apresentou na redação do jornal Folha da Tarde, carregando uma pasta cheia de desenhos para ser ilustrador, mas eles precisavam de um repórter policial. Ele aceitou.
Em 1959 convenceu o editor a publicar uma tirinha vertical semanal, e a partir daí, trocou a máquina de escrever pela prancheta. Nessa época, criou seu primeiro personagem - o cãozinho "Bidu" e seu dono “Franjinha”. A partir de uma série de tiras em quadrinhos com "Bidu e Franjinha". Nos anos seguintes foram surgindo novos personagens. Grande parte deles é inspirada nos seus filhos como a Mônica, Magali, Marina, Nimbus, Do Contra.